quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Brinquedo "novo"!


Até que enfim, consegui adquirir meu primeiro regulador de traquéia dupla! Dessa maneira, tento iniciar uma coleção que há muito ensaio para dar o pontapé inicial!

Reguladores de traquéia dupla têm um charme próprio. Estão fora de produção regular desde 1998 (Data em que a Nemrod parou de produzir o “Snark III”, antes disso, a La Spirotechnique fabricou o ”Royal Mistral” até 1987), tiveram um breve revival, com a introdução, pela Aqualung, do “New Mistral” (na verdade uma adaptação do Titan) em 2005, com produção de apenas 2 anos, e pelo “Mentor”, fabricado pela Aqualung, a pedido da marinha americana, para treinamento inicial de rebreathers (apenas 125 unidades produzidas – Aliás,um regulador lindíssimo!)

Este modelo é um U.S. Divers Stream Air, um regulador de primeira geração, mono estágio, sendo um descendente direto do CG-45, e do "D.A. Navy". Ele veio para ocupar o lugar do malfadado overpressure, que possuía um venturi “temperamental” (e hoje, quando com suas mangueiras originais, é uma peça valiosa de coleção).

Entrou em produção em 1956, sendo que, logo em seguida (1957), entrou em produção o famoso “Mistral”, que viria a substituí-lo, e, dessa maneira, teve sua produção encerrada ao fim de 1957.

Em sua fase final, muitos Stream Airs receberam peças internas do Mistral, recebendo o selo deste último na carcaça, sendo chamados “Stream Air – Mistral” – este é o tipo mais comum de Stream Air que ainda circula por aí.

Embora o Stream Air teve uma produção efêmera (1956-57), ele deixou frutos, além do já citado mistral, outro filhote foi o “Jet air”, que nada mais era que uma versão de baixo custo do Stream-Air, com carcaça de plástico.

A unidade que adquiri é anterior à conversão com peças do mistral, mantendo sua originalidade. Ele está sem as traquéias (ainda eram as pretas, depois substituídas pelas amarelas), e o bocal (este modelo usava o bocal reto, e não o curvo dos modelos posteriores da U.S. Divers), porém já estou providenciando as peças para iniciar a restauração.

Detalhe para o cilindro de aço, 10 litros, 2250 PSI, que veio junto (a data de fábrica é 1956), ainda com o suporte original da USD!!!

Quem sabe em breve não posto o relato de um mergulho “vintage” por aqui?


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