terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tipos de Mergulhadores: O Mergulhador de Internet



Esse é uma figurinha fácil, que encontramos com freqüência em fóruns de discussão, escolas de mergulho, porém, dificilmente vemos no barco.

O mergulhador de internet é aquele cara que participa ativamente em comunidades de Orkut, usa facebook de modo abusivo, lê tudo que sai nos “mega-portais” da internet, e, normalmente, é assinante das “maiores e melhores listas da internet”.

Costuma falar com uma autoridade fantástica sobre os mais variados assuntos, desde equipamentos, até tópicos de preservação ambiental. Discute assuntos tão complexos como modelos descompressivos, ou sistemas de filtragem, sempre emitindo sua opinião.

Muitas vezes seus comentários iniciam-se com expressões como “eu acho que...”, “Na minha opinião...”, etc. Nunca emite uma opinião segura, baseado em experiência pessoal.

Aliás, sua grande experiência é com a internet. Ele mergulhou muito pouco, sempre inventa uma desculpa para não entrar na água, sempre está impedido de viajar, sempre tem um problema que o impede de ir mergulhar.

Discute equipamentos como se possuísse grande conhecimento, dizendo que a marca tal é melhor, este regulador é bem indicado para técnico, e por aí vai. Muitas vezes possui um equipamento “hi-tech”, “téquidaive no úrtimo”, que sempre está em excelentes condições, como novo. Até porque este equipamento quase nunca vai para a água. Ah sim: o equipamento dele sempre será melhor que o seu!

Sabe tudo sobre naufrágios, com várias estórias para contar! Contará sobre a vez em que desceu a 36 metros, num naufrágio que está a 30, e quase teve uma pane seca, após um mergulho de mais de 40 minutos naquela profundidade, com um S-80 (claro que seu consumo será fenomenal!). Porém, você jamais o verá numa saída de naufrágios, seus inúmeros compromissos o impediram de ir mergulhar naquela semana!

Às vezes, graças a seu elevado conhecimento, se tornará colunista em algum grande site sobre mergulho, opinando sobre áreas as quais tem larga experiência, afinal, após seu emocionante check-out em um local desafiador como Paraty, por exemplo, ele passou horas lendo sobre assuntos como mergulho técnico ou comercial.

Às vezes ele irá numa saída de mergulho, e, a coordenará da superfície. Zelará pela segurança de todos enquanto bebe cerca de 20 latinhas por dia (afim de relaxar de tanta tensão), e pode até ser que ele entre na água, mas em poucos mergulhos, e sairá da água antes, pois o mergulho não estará bom o suficiente para ele...seus padrões são mais elevados.

Após opinar sobre equipamentos, ao pedir para montar uma dupla com manifold, ele até o faz,mas antes tecerá os mais diversos comentários, achando diversos defeitos que o dono do equipamento não foi capaz de ver. Aliás, seu equipamento é um capítulo à parte, pois certamente terá alguns gadgets, e penduricalhos.

Ele sempre terá um ou mais instrutores queridinhos, o qual será um “mega máster fodola plus”, trabalhou em alguma super corporação, mergulhou em lagos gelados da suíça, usou equipamentos os quais não teremos acesso, e estão muito acima de nós.

Agora, água não é com ele, sua experiência de mergulho é virtual na internet, afinal, ele pode adquirir esta experiência sem ter de sair de casa, sem se molhar, no conforto de sua poltrona.

É por isso que tenho fugido deste tipinho

Nenhum comentário: