quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mergulho também é cultura: O Abrigo!

No último final de semana, saímos para um mergulho na laje de Santos (SP), pelo motivo que não haveria tempo disponível para nos deslocarmos até um de nossos destinos mais habituais, como Ilhabela, ou Ubatuba.

Ficamos hospedados num hotel em São Vicente (SP), localizado perto da ponte pênsil, facilitando nossa saída para o embarque no domingo.

A cidade encontrava-se cheia, com um grande palco armado na praia, onde seria feita uma encenação da fundação da vila de São Vicente, em 1530, por Martin Afonso de Souza (O que a torna a mais antiga cidade do país)

Há uma réplica da antiga vila, um marco na praia, e outros sinais alusivos ao fato acima, embora não tenha restado nada do vilarejo original.

Entretanto, um fato inusitado de sua história passa desapercebido pela maioria, e, se não fosse uma escolha aleatória de um bar para tomar um chope, também me seria desconhecido.

Paramos para tomar um chope no bar Gáudio, situado defronte ao mar, no térreo de um belo edifício de mesmo nome, em estilo típico da primeira metade do século XX. O bar possui um pavimento superior, que funciona como restaurante, e um no subsolo, onde fica um videoquê.

Ao me dirigir ao caixa para pagar a conta, noto que há um recorte de jornal emoldurado, e me ponho a lê-lo.

O recorte, de agosto de 1996, do Jornal Tribuna, fala sobre a inauguração de um piano bar, dentro do Gáudio, dentro de um antigo abrigo subterrâneo anti-bombas, da segunda guerra mundial, e que se situa dentro do bar... o atual videoquê!!!

Aquela área subterrânea, acessível por meio de uma escada no canto direito do bar, que se fecha com uma porta de grades, onde hoje há uma placa onde se lê videoquê, é o único abrigo anti-aéreo do litoral de São Paulo!!!

Foi uma exigência da prefeitura de São Vicente, para aprovação da construção do edifício, na década de 40 do século XX, como meio de proteger seus moradores de um provável ataque aéreo.

Embora eu me pergunte se não seria mais interessante restaurar o local, tentando recriar seu ambiente original (podendo até servir como ambiente/atração do bar!), não posso deixar de comentar aquele pedaço desconhecido da história, tão próximo, e que deve passar incólume à maioria dos freqüentadores do bar.

Sem dúvida, um dos chopes mais educativos que já bebi!

2 comentários:

AMADORA DAS ESCRITAS disse...

Meu Deus que saudade de você!
Era aquele menino que sempre chegava me dizendo coisas que até então eu não sabia,
Pasma,ficava eu sempre!
E hoje,mais uma vez,você me chega trazendo uma descoberta que para mim é um fato inusitado.
Felicidades a vocês.
Um grande abraço!

Unknown disse...

Gáudio fazendo sua arte escrevendo sua história como a vida fica ainda melhor em lugaes assim ha de viver preservar e visitar S.V e o Gáudio 😊 imaginando acolhidas!