terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tipos de mergulhadores: O Fodola



Este é uma figurinha fácil em operações de mergulho!

Normalmente, o fodola fará sua presença ser sentida logo ao chegar no cais, fica com um ar “blasé”, muitas vezes (quase sempre) usando óculos escuros, para manter um certo mistério sobre sua personalidade.

Soltará algum comentário como “Esse cheiro de cais é igual em qualquer lugar do mundo”, e assumirá seu lugar na embarcação, logo montando seu equipamento, que obviamente sempre será “Top de linha”, e cheio de acessórios, como swivels, uma infinidade de D-rings, lanternas, carretilhas, etc., afinal, você nunca saberá o que precisará enfrentar em um mergulho. Porém, você se perguntará como, apesar de toda a sua proclamada experiência, seu equipamento ainda está tão novo. Não raro ele dirá que sua bota foi comprada há 12 anos, e você se perguntará como ele achou aquele modelo novo há tantos anos.

Muito provavelmente ele estará mergulhando em companhia de um dupla pré estabelecido, como o já descrito “mergulhador de internet”, ou a “namorada hesitante” (tema de um futuro tópico), que se sentirão extremamente seguros em mergulhar com alguém daquele naipe.

Estará usando uma camiseta temática, de preferência da “Amphibious outfitters” (embora camisetas temáticas sejam a regra no mergulho), com desenhos marcantes como moréias, caveiras, tubarões, e mantém sempre um sorriso de canto.

Normalmente entra na água após todo o grupo, afim de evitar o tumulto, esperando sentado com seus indefectíveis óculos escuros, e só quando o deck estiver limpo, entra na água.

Ao voltar, ficará rodeando quieto o resto do grupo, até que alguém comente algo visto no fundo, como uma garoupa, por exemplo, neste momento ele se manifestará, comentando sobre a garoupa enorme que só ele viu, porque estava atrás de uma pedra, e se escondeu tão logo chegou, e comentará que na última vez em que esteve lá, a água estava muito melhor, e havia muito mais vida.

O fodola adora usar cilindros de maior capacidade, como 15 litros, ou então nitrox, mesmo que isso não implique em mergulhos mais longos, aliás, é muito comum que seu mergulho seja mais curto, pois a água não estava boa, havia pouca vida, sua máscara entrava água, a nadadeira não estava legal, e ele acabou gastando mais ar, e, bom, deu pra entender, né?

O fodola costuma se dar muito bem com o mergulhador de internet, a namorada hesitante, o DIR e o caçador de adrenalina (em breve descreveremos estes tipos).

Não costuma se dar tão bem com os “tiozinhos”, pois o fato de que mergulham a tanto tempo, sem saber tanto quanto ele, o cansa.

Esse tipinho não me afasta, muito pelo contrário: é divertido observá-los :)

Nenhum comentário: